top of page

Teatro de Bonecas

O espetáculo retrata o problema da identidade, suas incessantes construções e perdas e, assim, os inevitáveis arrependimentos no meio do caminho. Duas atrizes inventam memórias para uma personagem dramática, Nora de A Casa de Bonecas de Ibsen. Em cena, as atrizes “dançam” as possibilidades da história da personagem e tudo que sabem é que esse enredo já acabou, restando apenas os rascunhos que comprovam sua existência.

“Trata-se de um espetáculo que coligi diversos materiais e cujo resultado final, por meio de condição palimpsesta, apresenta um hipertexto metateatral. O espetáculo me levou por searas imagéticas de grande potência, acompanhadas por um tratamento especialmente sensível, delicado. Inspiradas na personagem de Ibsen, as atrizes promovem na cena uma comunicação intrínseca, visceral, que concerne ao real de suas vidas, retrabalhadas esteticamente", conta Alexandre Mate, professor doutor do curso de artes cênicas da Unesp, em entrevista realizada sobre o espetáculo durante sua estreia em fevereiro de 2014.

Entre 2014 e 2016, o espetáculo foi contemplado com o edital de Ocupação da Sala Paschoal Carlos Magno / Teatro Sergio Cardoso e participou do Fringe – Festival de Teatro de Curitiba; através do edital de Circulação de Teatro Contemporâneo da Prefeitura de São Paulo, apresentou-se nos teatros municipais: Martins Penna, Leopoldo Fróes, Alfredo Mesquita e Zanoni Ferrite; integrou a Mostra CEPECA de Artes Cênicas – Usp – Mogi das Cruzes e a programação do Evento Performatividades Unesp –SP e, ainda, realizou temporada no Teatro Pequeno Ato – SP.

Concepção e dramaturgia: Milena Filó

Direção: Adriano Cypriano

Atuação: Jackeline Stefanski e Milena Filó

Trilha sonora original: Kika

Preparação Corporal: Mariana Akamine

Colaboração criativa cênica e audiovisual entre 2014 e 2016: Jackeline Stefanski*. 

*Esta obra surge da pesquisa de mestrado de Milena Filó e desenvolve-se em diálogo com outros artistas. 

Para saber mais sobre o projeto acesse, Em Ensaio.

bottom of page